TRIAGEM VISUAL

OBJETIVO

Contribuir para a melhoria do processo ensino/ aprendizagem, a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais em alunos avaliados.

DIRETRIZ

Capacitação/orientação dos educadores da rede de ensino participante para realizar triagem visual e, caso necessário, realizar encaminhamentos para consulta oftalmológica.


CRITÉRIOS DE ATENDIMENTO

ACUIDADE VISUAL

Crianças em idade escolar. A triagem visual é realizada pela aplicação de um teste simples utilizando a escala de sinais de Snellen. Esta avaliação pode ser realizada por qualquer pessoa desde que adequadamente qualificada. Os casos de visão diminuída identificados na triagem serão encaminhados à consulta oftalmológica.

ACUIDADE VISUAL

A acuidade visual (AV) é o grau de aptidão do olho para identificar detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.

TÉCNICA DA MEDIDA DA ACUIDADE VISUAL

A forma mais simples de diagnosticar a limitação da visão é medir a acuidade visual com a Escala de Sinais de Snellen. A escala utiliza sinais em forma de Letra E, organizados de maneira padronizada, de tamanhos progressivamente menores, chamados optotipos. Em cada linha, na lateral esquerda da tabela, existe um número decimal, que corresponde à medida da acuidade visual.

A pessoa apresenta visão normal quando, ao ser colocada, a uma distância de 5 (cinco) metros, em frente a uma Escala de Sinais de Snellen, consegue ler as menores letras que nela se encontram. Uma pessoa apresenta limitação da visão quando não enxerga uma ou mais letras da escala, demonstrando maior limitação quando não conseguir visualizar os símbolos de maior tamanho da escala.

PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA TÉCNICA

  • Preparo do local: deve ser calmo, bem iluminado e sem ofuscamento. A luz deve vir por trás ou dos lados da pessoa que vai ser submetida ao teste. Deve-se evitar que a luz incida diretamente sobre a Escala de Sinais de Snellen;

  • A Escala de Sinais de Snellen deve ser colocada numa parede a uma distância de cinco metros da pessoa a ser examinada;

  • O profissional responsável pela triagem deve fazer uma marca no piso com giz ou fita adesiva, colocando a cadeira de exame de forma que as pernas traseiras desta coincidam com a linha demarcada;

  • Deve-se verificar, ainda, se as linhas de optotipos correspondentes 0,8 a 1,0 estão situadas ao nível dos olhos do examinado;